No dia 12 de Março de 1919, o leão embarcou a bordo do navio Olinda para Belém do Pará, feito considerado para muitos uma loucura na época.
Nessa época, o futebol paraense era muito mais desenvolvido que o futebol pernambucano, e o convite suou como se fosse uma conquista anunciada para os paraenses .
Foram acordados tres jogos do Sport no torneio, um jogo contra a Payssandu, um jogo contra o Remo e outro contra um selecionado local (jogadores de vários clubes da região) Além desses jogos foi acertado também um jogo contra um combinado Remo/Payssandu, esse sim, valeria a taça.
O Sport empatou em 3x3 contra o combinado Remo/Payssandu, e levou a decisão para uma segunda partida, o clima era de revanche e muita rivalidade , já que o clube pernambucano já tinha empatado com o combinado "REPA" e tinha vencido o selecionado paraense por 3x2 .
Na segunda partida decisiva, o rubro negro da praça da bandeira aprontou das suas novamente e venceu o combinado "REPA" por 2x1, mostrando sua força e conquistando a Taça Leão do Norte .
A revolta da torcida paraense foi muito grande ao ver os pernambucano embarcarem de volta para sua terra com a taça de campeão, foi ai que um torcedor pegou um cano de Ferro e enquanto os jogadores do leão estavam mostrando a conquista para todos, o torcedor quebrou a cauda da taça .
O Sport desembarcou na capital pernambucana com a taça quebrada no dia 14 de Abril e a festa foi enorme para a época.

JOGADORES QUE PARTICIPARAM DA CONQUISTA :
Mário Franco, Afonso Alarcon, Arlindo Lellis, José Bermudes, Antonio, Pedro Mazullo, Ruy Gouveia, Alcindo Wanderley, Henrique Adour, Carlos Wanderley, Rodrigo Carneiro, Luciano Pereira, Nestor Cruz, João Batista, Aníbal Madeira e Mário Mattos.
JOGOS NO TORNEIO:
23/03 COMBINADO REMO/PAYSANDU 3 X 3 SPORT
27/03 SELECIONADO PARAENSE 2 X 3 SPORT
01/04 PAYSANDU 1X0 SPORT
03/04 COMBINADO REMO/PAYSANDU 1X2 SPORT
06/04 REMO 1X 0 SPORT
Nenhum comentário:
Postar um comentário